Quem Somos

Por que Atlântico?

Inspirados na dimensão histórica do Oceano Atlântico e tomados pela crença de descobrir soluções para um Brasil melhor, seguimos, entusiasmados e obstinados, pela construção de um País, cujo objetivo principal seja a liberdade de ação e o crescimento individual e coletivo dos cidadãos e onde o Estado seja um eficaz meio facilitador dessa jornada.

Fundação

No início dos anos 1990, as manchetes sobre o Brasil eram desanimadoras. Os problemas econômicos preocupavam a população e travavam o desenvolvimento da indústria. Grande inimiga do crescimento, a inflação seguia corroendo salários. Foi neste cenário que um grupo de brasileiros motivados em contribuir com a melhora do país, sem vínculo partidário ou ideológico, se reuniu com o objetivo de estudar e criar soluções para os problemas complexos e persistentes do país.

Estes brasileiros, que antes se reuniam na Câmara de Estudos e Debates Econômicos e Sociais (CEDES), fundaram o Atlântico e lançaram naquele momento de instabilidade o Programa de Estabilização com Crescimento (PEC), que influenciou os planos econômicos e medidas de inclusão social que foram bem-sucedidos posteriormente.

Ao longo dos anos, o Atlântico elaborou soluções em políticas públicas e programas de governos, entregues aos presidentes e parlamentares eleitos, sendo este o nosso principal eixo de atuação. Neste momento, nossos esforços estão concentrados em colaborar com os poderes Executivo e Legislativo, nas propostas de  Simplificação Tributária e na gestão mais eficiente dos recursos públicos. A proposta do Atlântico para a Simplificação Tributária está abrigada no Movimento Brasil Eficiente, que conta com cerca de 300 mil apoiadores.

Fundadores e Membros Beneméritos

Thomaz Pompeu Pires Magalhães
Fundador e Presidente de Honra

Diogo de Figueiredo Moreira Neto ⴕ
Fundador e Presidente de Honra

Paulo Rabello de Castro
Fundador e Presidente de Honra

Aspásia Brasileiro Alcântara de Camargo
Fundadora e Membro Benemérito

Cristiano Buarque Franco Neto
Fundador e Membro Benemérito

Paulo Carlos de Brito
Fundador e Membro Benemérito

Roberto Luiz Gomes de Carvalho
Fundador e Membro Benemérito

Ives Gandra Martins
Membro Benemérito

José Luiz Alquéres
Membro Benemérito

Marcelo Franciulli
Membro Benemérito