Agenda Brasil 2012

Lide Grupo de Líderes Empresariais apresenta agenda brasil do Instituto Atlântico

Em maio de 2012, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, lançou no Fórum Empresarial de Comandatuba, a Agenda Brasil: Proposta para o Avanço Acelerado do País. A Agenda contém propostas apresentadas pelo economista Paulo Rabello de Castro, presidente do Lide Economia e do Instituto Atlântico.

O projeto surgiu a partir do questionamento: O que fazer para que o Brasil acelere o passo rumo ao crescimento sustentado? A partir daí, foi desenvolvido um estudo pelo Lide Economia, a partir de propostas do Movimento Brasil Eficiente (projeto administrado pelo Instituto Atlântico) e revisado pelo Comitê de Gestão do Lide.

O diagnóstico é novo! As soluções nem tanto.

As soluções que respondem ao questionamento acima, se vinculam às mesmas medidas apontadas no início dos anos 90 pelos fundadores do Instituto Atlântico diante de um questionamento semelhante (o PEC). Não é mero acaso, tal semelhança! O crescimento sustentado e acelerado ocorre a partir da estabilidade política, social (saúde, educação e emprego) e financeira do país.

As soluções se resumem em um programa de 5 realinhamentos, que se fazem necessários e oportunos. Todos os realinhamentos convergem para o aumento da produtividade brasileira, fator-chave da Agenda. 

A Agenda completa foi entregue ao Ministro Guido Mantega e também à FIESP no ano passado.

Objetivo

Adoção, pelo governo, dos 5 realinhamentos propostos capazes de acelerar a criação de um ambiente favorável ao aumento da produtividade brasileira. Acelerar o crescimento sustentado do país.