Projeto Cantagalo

1 .

Estudo Aprofundado do histórico da Comunidade do Cantagalo, valores e comportamentos coletivos. Executado pela equipe do Instituto Atlântico.

2 .

Moradores participaram em diversas reuniões com o Instituto Atlântico, opinaram sobre a oportunidade do projeto em sucessivas assembléias, foram discutidas amplamente as vantagens e desvantagens da titulação da propriedade. 

3 .

Realizada Assembleia Geral dos Moradores que aprovou o projeto. Na mesma Assembléia foram constituídos os advogados e a representação política junto ao Estado e à Prefeitura. 

Assinado convênio enre a Associação de Moradores e o Instituto Atlântico.

4 .

Cadastramento geral dos moradores. Foi contratado o IBPS – Instituto Brasileiro de Pesquisas Sociais.  Realizado em 4 meses.

Topografia detalhada do loteamento informal e levantamento de cada unidade habitacional, uma a uma, in loco. Contratado o arquiteto Márcio Roberto que chefiou a equipe de seu escritório. Realizado em 5 meses, foram disponibilizadas 1.485 plantas baixas, uma para cada família, reconhecendo a posse de cada uma, em antecipação ao Auto de Ocupação Urbanística.

5 .

Reformulado o Jornal do Cantagalo para difundir o projeto entre os moradores e abrir espaço para opiniões e críticas formais que foram centralizadas na sede da comunidade. O Jornal permite maior participação da comunidade e integração com o bairro de Ipanema.

clique aqui

6 .

Ajuizamento de ação de usucapião especial urbana coletiva contra a CEHAB – 7ª Vara da Fazenda Pública/RJ, pela Associação dos Moradores.

7 .

Com apoio do governador Sérgio Cabral e seu vice Luiz Fernando Pezão, foi alterada, em tempo recorde, a Constituição do Estado através da Emenda Constitucional n.42/09 e promulgação da Lei Complementar n.131/09. Isso abriu caminho para a transferência da propriedade plena pelo Estado.

8 .

Projeto arquitetônico e estrutural da nova sede da Associação dos Moradores . Responsavel: Flávio Ferreira.

9 .

Aprovação do projeto para a construção da sede da Associação dos Moradores.