PEC - Programa de Estabilização com Crescimento

O PEC é um projeto derivado de complexos estudos feitos pelos fundadores do Instituto Atlântico, no final dos anos 80, que levaram ao diagnóstico da situação econômica e social do país. A partir daí, o desafio foi propor um planejamento de longo prazo que conduzisse à solução dos problemas identificados e, em consequência, ao reenquadramento do país dentro de um contexto global. As propostas, inovadoras para a época, bem como o estudo foram compilados no livro "Brasil Este País Tem Jeito?", publicado em 1992.

Em 1993, fundado o Instituto Atlântico, foi lançado o PEC como seu primeiro projeto, cujas propostas são derivadas destes estudos. Desta forma, o PEC consistia numa série de propostas integradas e articuladas para alavancar o desenvolvimento do país, com alto grau de inclusão social, inicialmente a partir da estabilização da moeda, considerando o período de elevada inflação vivida na época.

Objetivo

Solucionar o problema da hiperinflação e da enorme dívida social, vivenciados pelo país na época, criando condições para a estabilização da moeda e crescimento sustentado do país.